Dongdaemun Design Plaza (DDP) colaborou com Zaha Hadid Architects (ZHA) para a exposição 'Meta-Horizons: The Future Now' em Seul, Coreia do Sul. Projetada pela ZHA para promover a instigação, o intercâmbio de novas ideias e para mostrar tecnologias e mídias inovadoras, a exposição inaugural do novo Museu de Design do DDP explora o trabalho da ZHA em múltiplos campos, da tecnologia digital à inteligência artificial e realidade virtual, apresentando os recentes projetos, processos e pesquisas do escritório que incorporam tecnologias imersivas e novas técnicas de fabricação. A exposição estará em exibição de 26 de maio a 18 de setembro de 2022.
O DDP foi inaugurado em 2014 e se tornou um centro cultural e ponto de encontro no centro do distrito de Dongdaemun, em Seul. A exposição detalha a abordagem colaborativa e multidisciplinar da prática de desenvolver ferramentas de design digital, e as possíveis oportunidades ao trabalhar simultaneamente entre ambientes virtuais e físicos. Três zonas da exposição: inovação, imaginação e interação, fornecerão aos visitantes uma estrutura para explorar o trabalho das quatro equipes de pesquisa da ZHA: Computação & Design (ZH CODE); Realidade Virtual (ZHVR); Análises & Insights (ZH A+I); e Processos de Interação Social (ZHA Social).
A área de INOVAÇÃO: Processo & Pesquisa destaca as inovações no ambiente construído impulsionadas pelo processo e pesquisa da ZHA. Esta seção introdutória da exposição concentra-se em colaborações entre diferentes disciplinas que dependem de abordagens baseadas em pesquisa para o processo de projeto e prototipagem física. Os projetos nesta zona incluem o recentemente concluído Striatus, uma ponte de concreto impressa em 3D e uma plataforma arquitetônica usada para criar casas modulares personalizadas.
O setor de IMAGINAÇÃO: Design & Zona Virtual destaca a imaginação e a comunicação da visão do projeto e como ela aumentou as possibilidades de trabalho entre os reinos físico e digital. Nesta área, os recentes empreendimentos da ZHA em projetar mundos virtuais ou Metaverso, como a incubadora ciberurbana 'Liberland' e 'NFTism', um espaço de galeria virtual que explora a arquitetura e a interação social, são expostos.
A zona INTERAÇÃO: Tecnologias e Colaboração mostra o desenvolvimento contínuo de tecnologias em todos os estágios do projeto, melhorando a experiência do usuário em toda a realidade cibernética física, mista, aumentada e virtual. Neste setor, os projetos apresentados exploram novas possibilidades de interação desenvolvidas pela ZHVR, incluindo o 'Project Correl 1.0', um experimento colaborativo em realidade virtual multi-presença que ilustra o desenvolvimento de montagens complexas no espaço virtual, bem como a experiência de realidade mista 'LOOP' 'NEW WORLDS', que é uma simulação de design criada pela ZHVR para testes de produtos e desenvolvimento de design.
Além disso, a exposição marca a estréia do RAS + ZHA: 'Architecting the Metaverse', uma colaboração entre ZHA e o Refik Anadol Studio (RAS), unindo arquitetura, arte, tecnologia e inteligência artificial. Para este projeto, algoritmos de IA multimodelo foram usados para analisar dados de imagem e script compilados e compostos por ZHA. Estes algoritmos resultam em conjuntos de dados abrangentes que representam o portfólio de trabalhos da prática. Os visitantes experimentarão esta obra de arte em uma sala imersiva, mostrando a perspectiva experimental do metaverso que está por vir.